Total de visualizações de página

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Sistema Penitenciário Brasileiro: Depósito de Seres Humanos

Analisando a situação atual do sistema penitenciário brasileiro, acredito que as rebeliões e fugas de presos a que assistimos quase todos os dias são uma resposta e ao mesmo tempo um alerta às autoridades para as condições em que os presos estão vivendo, mesmo com as leis que protegem essas pessoas.
O que me chama a atenção é a ineficácia do sistema, no tocante a ressocialização do preso quando este recebe sua liberdade, já que a grande maioria deles voltam a cometer crimes e consequentemente retornando ao sistema prisional.
A sociedade e as autoridades devem conscientizar-se de que a principal solução para o problema de reincidência passa pela adoção de uma política de apoio tanto aos presos que estão cumprindo suas penas, como também aos presos que tiveram suas penas concluídas.
Vemos esporadicamente ações de empresas que se instalam dentro das prisões, promovendo aos presos aprendizagem de uma profissão, diminuindo suas penas em troca dos serviços prestados. Porque o governo seja qual for o âmbito, não cria benefícios para as empresas que desejarem realizar esse programa dentro das penitenciárias?
Para os ex-detentos, poderiam ser realizados projetos sociais viabilizando condições para os mesmos, possam de maneira consciente, recomeçarem suas vidas de maneira tranquila e sem preconceitos por parte da sociedade, pela antiga condição vivida dentro das grades.
Concluo dizendo que, se o ex-detento não for bem assistido, ele possivelmente continuará sendo o criminoso reincidente de amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário