Total de visualizações de página

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Cicatrizes profundas


Entrada principal de Auschwitz, na Polônia. Um dos maiores se não for o maior ícone do antissemitismo, do preconceito e do racismo mundial e que nunca pode ser destruído, como forma de reflexão sobre o quanto pode chegar um ser humano quando este é intolerante, racista e preconceituoso.


Todo mundo sabe o quanto o Holocausto causado pelos nazistas na 2ª Guerra Mundial deixaram cicatrizes profundas no povo judeu e por que não na humanidade.
Diante disso, nada mais justo do que será feito agora por ocasião da Europa 2012, realizada na Polônia e Ucrânia. A seleção da Alemanha visitará o antigo campo de concentração de Auschwitz, na Polônia.
Para quem não sabe Auschwitz foi um campo de concentração e de extermínio de judeus, construído pelos alemães quando da sua ocupação na Polônia na 2ª Guerra Mundial, onde, mais de um milhão de pessoas foram assassinadas em Auschwitz, a maioria judeus.
Acho importante essa visita, como forma de "compartilhar" os horrores sofridos pelos judeus com as pessoas que não vivenciaram com esse lamentável acontecimento. Também serve como instrumento de debate e combate sobre o que está acontecendo pelo mundo no tocante ao antissemitismo, racismo e xenofobia não só nos estádios de futebol, mas, em todos os locais públicos. 
Agora, atitudes como essa deveriam ser copiadas por todos os setores que discutem os direitos humanos, sempre que possível e não apenas na Eurocopa, que, é um evento realizado de quatro em quatro anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário