Total de visualizações de página

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Julgamento do Caso do Mensalão começa hoje

Começa hoje (02/07) em volta de muitas polêmicas entre defesa e acusação, o julgamento dos 38 réus do caso do mensalão às 14h pelo STF (Supremo Tribunal Federal) 2.615 dias após o escândalo emergir, em uma entrevista do então deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ). As acusações sobre um esquema de compra de apoio ao governo federal deram início ao maior escândalo do mandato de Luiz Inácio Lula da Silva, então em seu primeiro mandato.

No banco dos réus, aparecem importantes figurões petistas, como o ex-ministro José Dirceu e o ex-deputado José Genoíno, e políticos de outros partidos que ajudaram os petistas a chegar ao poder. Também estão na lista o tesoureiro de campanha petista Delúbio Soares e o publicitário Duda Mendonça, além de Marcos Valério, apontado como operador do esquema.

O grupo é acusado de ter mantido um suposto esquema de desvio de verba pública e pagamento de propina a parlamentares em troca de apoio ao governo Lula. O tribunal vai analisar acusações relacionadas a sete crimes diferentes: formação de quadrilha, lavagem ou ocultação de dinheiro, corrupção ativa, corrupção passiva, peculato, evasão de divisas e gestão fraudulenta.

Do Blog:

Esse julgamento será um paradigma, um marco no país. Se absolver em massa, o Judiciário corre o risco de ter a sua credibilidade manchada. Por outro, se condenar ex-funcionários do alto escalão do governo, o tribunal estará dando um recado histórico contra a impunidade.

Mas sinceramente falando, por um motivo ou outro creio que ninguém será preso, pois, os réus são pessoas influentes na política nacional e ainda o tempo decorrido para o julgamento contribui para que os fatos de certa forma já tenham sido “esquecidos”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário