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quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Dos palanques de madeira para as redes sociais

Ainda está fresco na memória de muitos a forma como Barack Obama se utilizou das redes imagessociais nas eleições americanas há 4 anos atrás, e como isso o ajudou a ganhar aquelas eleições. Desde então, políticos tem tentado utilizar as redes sociais e alcançar o mesmo sucesso que o atual presidente americano.

A consolidação das redes sociais como canal de comunicação tem levado os políticos a aderirem às mídias. Há menos de dois meses para as eleições municipais, muitos deles já estão em campanhas e as mídias sociais são aliadas nas estratégias eleitorais devido ao vertiginoso crescimento do número de internautas no país.

A entrada das redes sociais no cenário político traz “um novo tipo de abordagem, novas orientações comportamentais, novos padrões de ética e de relacionamento com o internauta cidadão.

O uso das mídias sociais em campanhas está regulamentada a partir do projeto de lei 5984/09, de dezembro de 2009. Assim, calúnias, injúrias e difamações contra adversários políticos são devidamente monitorados pelos militantes e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), deixou bem claro o que será e o que não será permitido nas campanhas, punindo os excessos com rapidez.

Finalizando, concordo com a utilização das redes sociais, desde que, os políticos utilizem mediante o que rege a lei, sem ofensas, sem poluição visual e sim divulgando seus projetos, agenda, enfim, privilegie os "inter-eleitores" com informações úteis. E para aqueles que burlarem a lei, que sejam rigorosamente punidos na prática.

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