Total de visualizações de página

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Que legado?

É conhecido por todos que acompanham futebol que, para um país sediar qualquer evento da chancela da FIFA, este país é obrigado a enviar uma cartilha com todos os projetos de melhorias da infraestrutura urbana daquela cidade. Mas, o que eu vejo aqui em Natal, há dois anos da realização da copa, é só a construção do estádio e que eu saiba, mobilidade urbana não se restringe apenas ao estádio.


Três anos após o anúncio como sede do maior evento esportivo mundial, o legado da Copa do Mundo em Natal ainda é um grande projeto. No dia 31 de maio de 2009, a Fifa anunciou Natal como uma das sedes e por essa conquista, surgiram vários pais e mães para esse filho, agora, pra criar o filho concebido tá difícil, pois, ficam jogando a responsabilidade de mão em mão.

Desde então o termo "legado" se popularizou entre governantes, políticos e gestores. A partir disso, Natal se tornaria uma cidade mais moderna, com vias públicas rápidas, um sistema de saúde fortalecido e mais segurança. Apesar da festa, e transcorrido mais da metade do tempo disponível para a cidade tirar do papel seus projetos, poucas idéias saíram do papel.

Não vou comentar sobre o setor da saúde, pois, a FIFA não exige grandes projetos, parecido com o posicionamento do governo estadual que é de não se importar com a saúde.

Com relação as melhorias dos transportes, na minha opinião, tudo terá que passar pelos empresários do setor das empresas de transportes coletivos de nossa cidade, sem o aval desse setor nada será feito. A não ser que esse setor seja privilegiado de alguma forma, inclusive, a introdução do VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos), se esse projeto não for do interesse dos empresários do transporte coletivo, dificilmente ele será implantado.

Não vou me extender muito nesse assunto, pois, a leitura poderá ficar cansativa, agora que ficará algum legado vai, pra eles......
  
De acordo com os acontecimentos irei comentando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário