Total de visualizações de página

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Desenvolvimento Econômico X Desenvolvimento Sustentável


Está sendo realizada no Brasil a Rio+20 que é Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável,  e vai terminar no dia 22 de junho, no Rio de Janeiro. Não é uma reunião para discutir meio ambiente, mas sim como as esferas sociais e ambientais, além da econômica, também devem ser consideradas no desenvolvimento de um país.
A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro. Esta definição surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento.
Mas nada é tão simples quanto parece. Para os países em desenvolvimento, dependendo de como a economia verde for definida no documento final da Rio+20 pode levar a um comprometimento de adesão a padrões tecnológicos e de condicionantes ao financiamento que eles temem não conseguir cumprir. E além, acreditam que os países desenvolvidos podem usar destas regras para criar barreiras a produtos exportados por eles. O que os países em desenvolvimento pregam é um desenvolvimento sustentável que leve à erradicação da pobreza e preservação do meio ambiente, mas sem a obrigação de ser por tecnologias verdes (que podem ser caras e produzidas apenas pelos países ricos).
É uma discussão séria e longa e de certa forma interfere na economia dos países, independente se este país seja rico ou não.
Então que o evento possa ter sucesso e trilhar os caminhos dos governantes com relação aos objetivos dos seus países sem prejudicar os recursos naturais, sociais, econômicos inerentes a cada um dos países e que o nosso planeta possa ter menos agressão e as futuras gerações possam viver num planeta habitável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário