Total de visualizações de página

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Não me iludo, mas, existem os iludidos

Até que me provem ao contrário, não me iludo com as declarações quando alguns artistas brasileiros divulgam, principalmente aqueles que estão inseridos no estilo musical axé music, quando dizem que seus respectivos shows no exterior foi um grande sucesso. O axé faz sucesso em países de língua portuguesa e talvez naqueles que falam o espanhol, afinal, as culturas se aproximam um pouco uma da outra.

É claro que é e será sucesso, afinal, eles só se apresentam pra brasileiros que, movidos pelas saudades da terrinha, procuram nesses shows suas identidades, além do mais, os gringos que vão pro show, são amigos dos brasileiros e estes o convidam para conhecer aquele ou aquela atração nacional. Nesse ponto eu concordo, afinal, matar as saudades de nossas origens é salutar e da forma como é feita, com as bandas que tem grande repercussão apenas no Brasil é muito melhor. 

Duvido que algum europeu, talvez os portugueses e espanhóis curtam esse estilo de música do Brasil, agora o inglês, que historicamente, tem uma cultura musical muito forte, berço de muitos estilos musicais e que apresentou ao mundo bandas como Beatles, Pink Floyd, Duran Duran, Elton John e tantos outros astros. Num país que poucos, muitos poucos estrangeiros fizeram sucesso por lá, e até fizeram e faz, mas pra alcançar esse sucesso, o artista tem que ser altamente diferenciado dos demais e não será uma banda como Berimbau Elétrico, Acarajé Music, calma gente, são nomes fictícios, fará sucesso nas terras da rainha.

Já os habitantes dos países baixos, do leste europeu e os nórdicos praticamente só curtem o som eletrônico, difundidos pelos DJ’s mais famosos do mundo: David Guetta e Tiësto.

Na minha opinião, nas principais casas de show de mundo, exemplifico o emblemático Royal Albert Hall, em Londres, o Madison Square Garden em Nova York, nesses palcos só se apresentam artistas de alto nível e que são contratadas pela casa e não como fez uma artista brasileira que pagou pra cantar lá e segundo informações, até hoje sofre com dificuldades decorrentes desse show.

O único brasileiro que tocou no Madison Square Garden e foi o maior sucesso foi um representante do movimento da música brasileira de maior repercussão no exterior, a bossa nova representada nesse dia por João Gilberto. E até hoje o movimento repercute lá fora de maneira satisfatória, onde Tom Jobim, Vinicius de Morais dentre outros possuem uma verdadeira legião de fãs, diga-se de passagem, fãs estrangeiros.

Nesse assunto quem poderá me questionar é minha irmã Lígia que, mora em Portugal há praticamente doze anos. Espero que ela leia e exponha sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário