Total de visualizações de página

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Ciência x Religião ou Religião x Ciência

Como não quero trazer problemas, preferir escrever o título dessa forma, onde cada área vem em primeiro lugar, vou expor aqui no blog a respeito de um assunto complexo, histórico e ainda presente em nosso contemporâneo que é a discussão existente entre Religião e Ciência ou Ciência e Religião.

Todos conhecem o embate que perdura até hoje entre aqueles que defendem a ordem embasada na fé e na religião e do outro lado, aqueles que difundem uma nova ordem baseadas na razão e na ciência.

Tanto a religião, como a ciência, buscam a mesma coisa, ou seja, a ordem do sistema onde os seres humanos estão inseridos. Porém, o grande problema é que ambas as correntes quer que o seu pensamento se sobreponha ao da outra.

No caso dos cientistas acho que alguns buscam a fama. Negar ou afirmar fatos descritos na Bíblia, com certeza, atrairia a atenção de todos e esse ou aquele cientista ficaria famoso por sua descoberta. Além do que, mexe na fé de muita gente, causando alguns transtornos que não deveriam acontecer.

Já a igreja durante séculos obstruiu qualquer pessoa que não fosse do clero a ter acesso ao conhecimento através dos livros, na qual, estes ficavam trancados à sete chaves dentro dos mosteiros. Com isso, ela dominava e ainda domina as mentes dos menos privilegiados, difundindo as ideias que somente seriam e são interessantes pra ela.

É claro que existe uma grande diferença entre o enfoque científico e o religioso. As teorias científicas são testadas e comprovadas em laboratórios, a religião é artigo de fé, é crer na revelação divina inseridas nos escritos e comprovando-a pelo espírito, mas de tudo uma coisa fica clara, as duas, Fé e Ciência trilham o mesmo caminho: o caminho da eterna procura da compreensão do universo, do ser humano perfeito, da imortalidade, da plenitude.

A fé das pessoas nos fatos bíblicos é tão grande que, por mais que esses acontecimentos sejam improváveis no mundo científico, a ciência ainda não conseguiu abalar essa fé, mesmo com suas teorias tentando provar tudo aquilo que é relatado no livro mais lido do mundo.

Particularmente, observando alguns textos a respeito do assunto, concordo e até sigo essa a linha de raciocínio do físico Marcelo Gleiser:

“A sobrevivência da humanidade sempre foi a grande preocupação desde os tempos imemoriais. Desta necessidade de viver e explicar a vida, é que nascem os mitos da criação e posteriormente a Ciência.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário