Total de visualizações de página

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Burnout

Vou comentar sobre um assunto referente à psicologia, reforço que não sou um expert, porém, lendo artigos de profissionais da área, notei o quanto esse assunto é pertinente, pois, quem é acometido por essa síndrome, acaba gerando reflexos negativos na saúde individual e pública.

A síndrome de burnout se caracteriza por apresentar sintomas e sinais de exaustão física, psíquica e emocional que decorrem de uma má adaptação do indivíduo a um trabalho prolongado e com uma grande carga de tensão. Profissionais como policiais, enfermeiros entre outros estão entre os mais acometidos pelo burnout, pois, suas atividades profissionais exigem um alto grau de contato interpessoal.

Esse quadro propícia o surgimento de patologias e disfunções, tais como hipertensão arterial, úlcera gastroduodenal, obesidade, câncer, psoríase e tensão pré menstrual, no caso específico dos policiais, eles quando acometidos pelo burnout, empregam mais o uso da violência contra civis.

Finalizando sobre tema, é necessário então que, os profissionais mais propensos ao burnout, precisem, também, ser acompanhados e melhor avaliados no que tange às suas condições de saúde, principalmente os sintomas causados pela mente e corpo, causando o estresse e por tabela destruindo a capacidade de trabalho desses profissionais, dificultando em muitos casos a convivência no trabalho e dentro da própria família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário