Total de visualizações de página

sábado, 15 de setembro de 2012

Um plano quase perfeito

Um fato histórico que até então eu desconhecia e que através do filme Os Falsificadores, tomei conhecimento, foi o fato ocorrido durante a 2ª Guerra Mundial, envolvendo a Alemanha de Hitler e a Inglaterra.

Essa passagem histórica chama-se Operação Bernhard autorizada por Hitler e é apontada como o maior programa de falsificação de dinheiro que já aconteceu - foram falsificados mais de 132 milhões de libras e alguns dólares. Os prisioneiros, num total de 142, por diversas vezes tentaram retardar as falsificações, assim poucos dólares foram feitos. Esses prisioneiros eram classificados como "trabalhadores altamente essenciais" e alguns privilégios lhes foram concedidos como a segurança de sobrevivência e um tratamento melhor do que o resto dos prisioneiro.

Foram várias as tentativas da Alemanha conquistar a Inglaterra no âmbito militar e nenhuma surtiu efeito, então, pensaram numa tentativa inusitada, pois não envolvia ataques militares, bombardeios ou a criação de novas armas.

Foi aí que surgiu a idéia de falsificar libras e colocá-las em circulação na Inglaterra, para provocar inflação e desestabilizar a economia inglesa. O plano foi arquitetado por espiões nazistas juntamente com administradores financeiros alemães, mesmo assim, o projeto não era fácil, pois, as libras eram muito bem feitas e de difícil falsificação.

Para vocês terem uma idéia da grandiosidade desse plano é que, entre 1942 e 1945 foram forjadas mais libras do que as reservas do Banco da Inglaterra possuiam em seus cofres, o equivalente a 15% do dinheiro original em circulação.

A operação foi liderada por Bernhard Krüger, que recrutou nos campos de concentrações prisioneiros quem tinham especialidade em qualquer atividade que pudesse ajudar, como artes gráficas e tipografia.

O prisioneiro mais importante da operação foi Salomon Smolianoff. Ele era judeu e falsificador, além de ter experiência em fraudes. Foi liberado em 1945 e emigrou para o Uruguai, onde se envolveu em fraudes e acabou sendo preso. Depois veio para o Brasil  e entrou no ramo de brinquedos em Porto Alegre onde faleceu em 1976.

Nenhum comentário:

Postar um comentário