Total de visualizações de página

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Construção civil com sustentabilidade

imagesDiante do "boom" da construção civil mais especificamente em nosso estado, cabe nesse momento uma análise desse atual cenário, em nossa capital, em relação à sustentabilidade na construção civil, abordando algumas formas de diminuir os impactos causados ao meio ambiente e as novas tecnologias que possibilitam essa redução.

Outro ponto importante a ser analisado´é o planejamento energético, já que a construção sustentável envolve várias práticas adotadas antes, durante e depois do trabalho de edificação.

Em alguns empreendimento isso já é adotado, porém, cada vez mais a utilização de edificações sustentáveis é salutar para a preservação do meio ambiente, com a identificação das características técnicas que propiciem a execução de alguma edificação ecologicamente correto tais como: condicionamento de ar, posicionamento de fachada em relação ao nascente/poente do sol, destinação de resíduos sólidos, reuso de água dentre outros. Também, uma profunda análise das principais causas das falhas que acontecem em projetos, muitas vezes realizados com pressa ou para atender interesses econômicos pessoais ou empresariais, sem se preocupar com a pós-construção, como manutenção das edificações.

Pesquisas recentes indicam um aumento de cerca de 5% nos gastos no processo de construção caso sejam feitos investimentos em sustentabilidade, contudo, a economia a médio e longo prazo, que giram em torno de 30% nos gasto com água e energia, compensa os gastos extras.

A sociedade deve ficar atenta, afinal, como diferenciar construções de fato ambientalmente corretas daquelas construtoras que apenas se proclamam como tal? Existem certificações que estabelecem quem é quem, com isso poderemos diferenciar uma construtora que pode passar uma imagem para seus clientes que, na verdade, não procede bem como o engano sobre materiais anunciados como saudáveis ao meio ambiente, mas que não o são durante todo o seu processo sua utilização.

Como se pode perceber, uma postura consciente nas mais diversas etapas da construção civil, além de financeiramente viável, não só caracteriza uma empresa como preocupada com a situação do planeta, mas também passam esta imagem para o público, sendo assim, uma legislação mais clara e uma desburocratização são fundamentais para uma construção civil cada vez mais alinhada com as necessidades do nosso mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário