Total de visualizações de página

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Pluripartidarismo. Positivo ou Negativo?

É um assunto muito delicado e que envolve toda a constituição brasileira, na minha opinião esse cenário vai se perpetuar, mas vou expor meu pensamento, sobre o pluripartidarismo em prática em nosso país.

Como sou contra, concordo com os pensadores que criticam o pluripartidarismo, quando defendem que uma multiplicação indiscriminada de partidos pode ensejar, segundo alguns analistas, o surgimento de partidos fracos, sem coesão interna, com pouca ou nenhuma orientação ideológica, carente de projetos, programas ou agendas viáveis/praticáveis de governo. O pluripartidarismo também predispõe o sistema estatal a frágeis governos de coalizão, com gabinetes de composição muito heterogênea, o que pode se refletir em instabilidade política, troca constante de funcionários de auto-escalão, desmantelamento/formação constante de ministérios e secretarias, abandono e alterações de projetos de interesse público urgente e outras calamidades políticas.

Também pode ocorrer, segundo o cientista político, Paulo Bonavides, que no sistema pluripartidário haja, em certas situações, uma influência dos pequenos partidos totalmente desproporcional em relação à modesta força eleitoral de que dispõe, como no caso onde se tornam o “fiel da balança” na competição pelo poder, ou quando se tornam o pivô de disputas pelo voto decisivo em uma matéria crítica em votação no Congresso, por exemplo. Por fim, o sistema pluripartidário é por alguns acusado de tornar ostensivamente nítido e inevitável o conflito de interesse de classes, relegando a um segundo plano a percepção de uma suposta vontade geral, e por vezes criando instituições que reforçam a divisão de opiniões, compartimentando a sociedade em alas hostis entre si .

Reforçando, sou contra o pluripartidarismo por tudo o que foi descrito acima e, como vocês podem ter notado, como esse cenário é realmente o que acontece no Brasil. Porém, na contra-mão desse pensamento, entendo que, nosso país por ter uma enorme diversidade de culturas advindas desde a colonização, o sistema com apenas dois partidos possa não funcionar, pois, as sociedades multiculturais existentes no Brasil, precisam eleger partidos políticos que tenhas ideologias compatíveis com as suas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário