Total de visualizações de página

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

ONG’s. Até que ponto?

As ONG’s (Organizações não governamentais) são organizações formadas pela sociedade civil sem fins lucrativos e, que se houver geração de lucros, estes sejam destinados para o fim a que se dedica a organização não podendo este ser repassado aos proprietários ou diretores da organização e que tem como missão suprir a falta dos poderes públicos na resolução de algum problema da sociedade, seja ele econômico, racial, ambiental, e etc., ou ainda a reivindicação de direitos e melhorias e fiscalização do poder público.

Porém, como tudo no Brasil alguém procura tirar proveito do dinheiro público em prol de si mesmos, as parcerias com organizações não governamentais é uma forma encontrada pela administração pública para “implementar políticas sociais” no Brasil com mais agilidade e maior capilaridade. Como essas entidades têm uma penetração incrivelmente confiável dentro da sociedade, essas parcerias, no entanto, muitas vezes mostra-se extremamente frágil e é justamente por essas brechas que ocorre a gatunagem.

O problema é que não existe uma fiscalização sobre a divisão do dinheiro público que essas organizações recebem, além de, a falta de garantias sobre a efetiva aplicação dos recursos. Nada impede que hoje uma prefeitura faça um convênio com uma ONG para tocar a Educação inteira do município. Ou a Saúde inteira. Ou uma obra.

A vulnerabilidade do sistema começa na escolha das entidades que vão receber os recursos. Os critérios políticos muitas vezes prevalecem em detrimento do rigor ou da competência técnica. Uma vez contratada, a ONG tem liberdade para subcontratar e escolher seus fornecedores fazendo apenas uma cotação rudimentar de preços. A enorme pulverização dos recursos dificulta o controle.

Finalizando, as ONG’s realizam um trabalho exemplar, e apoio amplamente a sua missão, porém, quando entra em pauta o dinheiro público, é obrigatório o controle e a fiscalização por parte dos órgãos federais, estaduais e municipais e porque não da sociedade, sobre o dinheiro destinado para essas organizações, assim como, da utilização desse dinheiro. Assim, a missão principal das ONG’s estará sendo cumprida, que é, suprir a falta dos poderes públicos nas resoluções de alguns problemas da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário