Total de visualizações de página

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Mistura perfeita

images

Quem é admirador do rock tem notado a presença cada vez mais forte da música clássica, diante desse cenário, o rock teve que se adequar à erudição clássica para que mais tarde ambos andassem de mãos dadas.

Com essa união, ganhou o rock com a linguagem erudita qualificando-o ainda mais e ganhou o erudito mais uma maneira de viabilizar seus projetos além da curiosidade de muitos roqueiros e guitarristas.

Rock e musica clássica tem muito em comum. Eu adoro musicas complexas, seja com letras complexas como Legião Urbana e Engenheiros do Hawaii, ou melodias complexas como Pink Floyd e outras bandas de Heavy Metal.

Rock e Música clássica são sonoridades totalmente distintas, mas quando juntas dão um toque especial.

Guitarras e violinos são instrumentos diferentes, de cordas, mas que sincronizados dão charme ao som pesado do rock and roll! Eles deixam esse som pesado mais suave, agradando não só os “metaleiros”, mas também uma maioria da população que gosta de um som um pouco mais suave, com violinos, trompetes e contra baixos.

Como no rock a maior parte das músicas são “pauleras”, a orquestra produz um fundo sonoro diferente, suavizando o que poderia ser um som mega pesado em algo mais bonito e agradável!

Cito algumas bandas de rock que uniram-se a orquestras clássicas e pra mim, quando escuto, deixa-me emocionado, diante da sonoridade expelida pelos instrumentos. Pink Floyd, Metallica, Scorpions são algumas bandas que tive oportunidade de assistir e destaco o maestro Michael Kamen, que participou de vários projetos em que mistura arranjos de orquestra sinfônica com o rock.

Nenhum comentário:

Postar um comentário